SOBRE

3ª EDIÇÃO // 11.11.2018


DESCRIÇÃO

A ADN Race Ponta do Sol nasce do enorme potencial para a prática desportiva existente no concelho da Ponta do Sol ao nível dos seus recursos naturais, que vão desde o mar à montanha, tais como as levadas, os antigos caminhos reais e os percursos pedestres.

A prova surge, então, deste potencial natural, aliado ao crescente número de apaixonados pelos desportos de montanha, com o objetivo de proporcionar uma viagem por todo o concelho, promovendo a atividade física e dando a conhecer aos participantes paisagens e sítios ímpares e deslumbrantes.

Situada a 18 Km do Funchal, a freguesia da Ponta do Sol é a sede do Concelho. Localizado na costa sul da Ilha da Madeira, é limitado, a oeste, pelo concelho da Calheta, a norte, pelos concelhos de São Vicente e Porto Moniz e, a leste, pelo concelho da Ribeira Brava. A sua extensão viu-se reduzida ao longo dos séculos, sendo que, hoje, a sua área distribui-se por três freguesias: Canhas, Madalena do Mar e Ponta do Sol.

O seu topónimo surgiu porque, em 1420, João Gonçalves Zarco,em viagem de reconhecimento da costa da Madeira, atingiu uma ponta que entrava no mar e sobre a qual se avistava uma rocha que, de tão polida pela rebentação do mar, parecia iluminada pelo reflexo dos raios solares.

Desta constatação lhe adveio o nome Ponta do Sol. Devido ao seu porto e terras férteis progrediu rapidamente e por alvará de D. Manuel, datado de 2 de dezembro de 1501, esta povoação foi elevada à categoria de vila e o concelho criado, ao que não foi alheio o referido progresso, verificado desde cedo neste núcleo populacional.

Na base desta prosperidade económica estiveram plantações de cana sacarina, embora a cultura de cereais, nomeadamente o trigo,representassem rendimentos significativos.

O desafio proposto será circundar não só todo o município da Ponta do Sol, passando por todas as freguesias, incluindo os pontos mais altos do concelho, com início e término no centro da vila, ao nível do mar, mas também contará com breves passagens por concelhos vizinhos.

Com o objetivo de abranger o maior número de praticantes, o evento é constituído por duas provas de diferentes distâncias e uma caminhada.

No dia 11 de Novembro, pretende-se divulgar o verdadeiro espírito do desporto no ambiente de montanha, proporcionando um desafio desportivo entre o mar e as serras da Ponta do Sol e em harmonia com a Natureza, aproveitando-se, ainda, a excelente oportunidade para promover os recursos naturais e culturais do concelho.


REDES SOCIAIS

Faça like e acompanhe todas as novidades...

Facebook